Reconstrução Mamária
A Mama
● Anatomia
● Anatomia Cirúrgica
● Função
● Classificações

Região peitoral - compreende o espaço delimitado por clavícula (superior), sulco inframamário (inferior), linha média (medial) e linha axilar anterior (lateral). Nesta região encontra-se mais superficialmente a pele, seguida de tecido subcutâneo (gordura), tecido glandular mamário, músculos e ossos.

A pele - apresenta nesta região a aréola (círculo de pele mais escuro do que o restante da pele, no qual existe pequenas glândulas para lubrificação local) e a papila ou mamilo (centro da aréola, geralmente elevada e mais rugosa, que é o final dos ductos das glândulas produtoras de leite).

Tecido subcutâneo (gordura) - presente em toda mama e é entremeado por tecido glandular.

Tecido glandular mamário - é dividido em lobos (15 a 20) dispostos em “cachos de uvas”. Cada lobo inicia-se na periferia e a porção que produz o leite, o lóbulo, (equivalente aos bagos de uva) elimina sua secreção no ductos (equivalente ao talo do cacho de uvas), que se unem progressivamente até seu término no mamilo.

Músculos - estão envolvidos principalmente nos movimentos do ombro. Os principais músculos desta região são os mm. peitoral maior e menor.

Ossos - a região peitoral é sustentada pelos arcos costais e pelo esterno.

Circulação sanguínea - o sangue chega à mama por artérias provenientes dos 4 lados, sendo sua maior irrigação as artérias originadas na a. torácica interna (porção medial). A drenagem do sangue é feita por veias que acompanham o trajeto das artérias.

Circulação linfática - parte da água (10%) que chega pelas artérias não retorna pelas veias. Para não ocorrer acúmulo progressivo desta água, rica em proteínas e outras substâncias, denominada linfa, o sistema linfático “aspira” continuamente os tecidos (exceto o sistema nervoso central). Na mama, os canais linfáticos “desembocam”, principalmente, nos gânglios da axila e nos gânglios mamários internos, que estão atrás das costelas.

Inervação - a sensibilidade da mama é dada pelos nervos intercostais (2º ao 6º), que acompanham as costelas e penetram na mama próximo ao osso esternal e próximo à linha axilar anterior.

Anatomia Cirúrgica
Na cirurgia de reconstrução mamária, deve-se reconstituir o preenchimento e a cobertura da mama, com volume proporcional à paciente e forma natural.

As estruturas a serem reparadas: seio (sulco intermamário), sulco infra-mamário, aréola e mamilo.

Função
As mamas têm a função exclusiva de amamentação. Entretanto, também é considerada um órgão erógeno por se tratar de uma característica feminina.

Classificações
Por tamanho - depende do tamanho da paciente, mas podemos dizer que a mama é::
Pequena: menor que 300g
Média: 300 a 600g
Grande: acima de 600g
Gigante: acima de 1200g

 

Por ptose – queda da mama:

● Pseudo-ptose: parte da mama esta projetada abaixo do sulco infra-mamário, mas o mamilo esta acima do sulco.
● Leve: mamilo na mesma altura do sulco infra-mamário
● Moderada: mamilo abaixo do sulco infra-mamário, mas acima da maior parte da porção inferior da mama
● Severa: mamilo é o ponto mais baixo da mama..

Desenvolvimento Digital Net