Perguntas Frequentes - Dicas pós-operatórias
ATENÇÃO: As orientações a seguir podem ser modificadas de acordo com cada paciente. As determinações do seu médico devem prevalecer!

Devo utilizar algum remédio após a cirurgia?
Os remédios para doenças crônicas são reintroduzidos após ou no dia seguinte a cirurgia, conforme orientação do seu cirurgião ou anestesista.

O uso de antibióticos é prolongado conforme recomendação do seu médico.

Os anti-inflamatórios e analgésicos serão utilizados conforme o porte cirúrgico, geralmente, não se prolongando por mais de 7 dias.

Recomendo o uso de supositórios de glicerina (ou sorbitol) ou o uso de Fleet Enema® para pacientes com intestino preguiçoso, a partir do 2º dia pós-operatório, caso não tenha evacuado.

Qual dieta devo seguir?
Não existem restrições dietéticas pós-operatórias. Entretanto, na primeira semana o corpo apresenta grande retenção de líquidos (inchaço de todo o corpo é natural em cirurgias de grande porte) e deve-se evitar o excesso de sal. Além disso, o intestino fica mais lento e as comidas mais “pesadas” devem ser evitadas.

Devo ficar de repouso na cama?
Não. Não recomendo sair de casa desnecessariamente, mas não se deve restringir a locomoção domiciliar.

Como deve ser a higiene?
Sugiro o banho completo diário no dia seguinte a cirurgia, exceto nos casos de enxertia de pele, nos quais não se pode molhar o curativo.

Preciso fazer curativo?
O objetivo do curativo é manter a ferida operatória limpa e seca. Assim, após o banho deve-se aplicar antisséptico e cobrir com gazes, fixando-o com o mínimo de fita microporosa.

Existe algum cuidado com a pele?
Devido o inchaço, a pele da região operada apresenta ressecamento. Sugiro o uso de óleos vegetais (amêndoas) ou creme hidratantes em toda pele, exceto nas cicatrizes, a partir do dia seguinte à cirurgia.

Posso fumar?
Não. O cigarro prejudica a cicatrização, aumentando o risco de complicações.

Preciso utilizar meia antitrombótica, malha elástica e soutien cirúrgico?
Sim. A meia antitrombótica deve ser utilizada por 30 dias ou pelo menos até a paciente deambular normalmente. A malha elástica e o soutien cirúrgico são utilizados por tempo médio de 45 dias. Todos itens são retirados antes do banho e pode-se esperar o corpo secar para colocar novamente.

Quando posso iniciar atividade física?
Exercícios físicos leves são liberados após 30 dias, progredindo até atividades intensas após 90 dias de recuperação pós-operatória. Nos casos de TRAM, o retorno deverá ser mais prolongado e cuidadoso.
Desenvolvimento Digital Net